Blog

Você sabe por que comer rápido faz mal?

A vida inteira você ouviu isso, sua mãe ou sua avó diziam. Desta vez a sabedoria popular tem um respaldo científico: sair devorando os alimentos aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como diabetes, pressão e colesterol altos. Quem legitima é o cardiologista Takayuki Yamaji, que liderou o estudo sobre o assunto na Universidade de Hiroshima, Japão.

Mastigar devagar, saboreando os alimentos, pode até ser luxo em uma época tão frenética como a nossa ou mesmo uma receita para perder peso. Mas também comer muito rápido não dá ao cérebro tempo suficiente para registrar que já estamos satisfeitos e assim aumenta em cinco vezes o risco de uma síndrome metabólica. “Isso pode até causar variações no nível de glicose, que podem originar uma resistência à insulina. A insulina é importante para o nosso organismo porque regula a quantidade de açúcar no sangue”, alerta o médico.

Não bastasse os riscos cardíacos e de sobrepeso, comer rápido demais atrapalha a digestão. O cérebro precisa de, pelo menos, 20 minutos para entender que seu estômago está cheio. Se você simplesmente engole a comida, não vai se sentir satisfeito e aí a tendência é comer mais.
É preciso ter atenção não apenas ao que se come, mas especialmente de que forma se come: com calma e sem distrações.

Compartilhe

Voltar para a página anteior Ir para a página inicial

Seja um Distribuidor