Blog

Posso cultivar plantas no quarto?

Plantas são terapêuticas, purificadoras naturais e, de quebra, ajudam a prevenir e tratar doenças, faz bem pra autoestima, diminui a tensão. A jardinagem é super recomendada a pessoas vítimas de depressão, cuidar das plantas e desenvolvê-las com sucesso traz orgulho de si mesmo e satisfação.

Mesmo na correria, mesmo em pequenos recipientes, cultivar flores e plantas passa a mensagem de que há sempre tempo e espaço para delicadezas. Nos espaços internos, existem plantas específicas para cada cômodo. Lança-de-são-jorge, pau d’água, por exemplo, mudam a cara da sala de estar. Hortelã e manjericão são ótimos na cozinha. Violeta e asplênio ficam bem no banheiro. Mas e no quarto, dá pra ter? Ao contrário do que diz o senso comum, pode, sim.

Essa história de que não pode cultivar plantas no quarto vem da seguinte explicação: seres humanos consomem 20 vezes mais oxigênio que os vegetais. Os vegetais, por sua vez, aumentam o índice de gás carbônico e diminuem o de oxigênio à noite. Então, tecnicamente é mais perigoso dividir o espaço de sono com outra pessoa que com as plantas. Mas atenção, não são todas as espécies que podem dormir conosco. Saiba algumas:

– Jasmim

Reduz a ansiedade e melhoram a qualidade do sono e a produtividade. Necessitam de bastante luz natural.

– Alfazema

Reduz a ansiedade e o estresse, diminui a frequencia cardíaca e melhora o sono.

As lavandas não suportam climas muito úmidos nem calor em demasia e muita água pode ser fatal, regar apenas esporadicamente.

– Babosa

Gera oxigênio e melhora a qualidade do ar e do sono. De fácil cultivo, não necessita regar constantemente, mas precisa de luz solar direta.

– Hera

Ajuda nos problemas de asma ou de respiração à noite. Pode reduzir muito a quantidade de mofo no ar, diminuindo alergias e irritações pulmonares.

– Espada de São Jorge

Uma das mais recomendadas para melhorar a qualidade do ar, ajuda a prevenir irritações nos olhos, problemas respiratórios, dores de cabeça e até emprestam mais energia. São quase imortais e fáceis de manter.

– Gardênia

Melhora qualidade de sono, previne insônia e alivia a ansiedade, mas são complicadas de cultivar porque exigem muita atenção e pedem um quarto iluminado.

– Clorofito

Assim como a Espada de São Jorge, limpam o ar e liberam altos índices de oxigênio, promovendo um sono melhor.

– Lírio da Paz

Pode aumentar a umidade em até 5%, eliminando micróbios, aliviando a garganta e o nariz secos. Precisa ser mantida na sombra com rega semanal.

– Gerbera

Pra quem gosta de colorido, são ótimas. Liberam bastante oxigênio e ajudam nas alergias. O problema é que atraem pragas.

Compartilhe

Voltar para a página anteior Ir para a página inicial

Seja um Distribuidor