Blog

Conheça as principais frutas da primavera (e seus benefícios)

A primavera é a “estação das flores”, mas poderia tranquilamente dividir o título de “estação das frutas” com o outono. Nesse período, várias frutas estão no auge de seu frescor e nutrição, em destaque, as frutas vermelhas como maçã, morango e acerola, o que pode fazer muito bem ao organismo. De acordo com nutricionistas, as frutas vermelhas e arroxeadas possuem as maiores concentrações de antioxidantes, que ajudam a manter a pele e os demais tecidos do corpo humano saudáveis, sendo ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres e fornecem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao adequado funcionamento do organismo”.

Confira oito frutas aliadas da primavera e seus benefícios para a saúde e a beleza:

Acerola

Rica em vitamina A, B1, B2, cálcio, fósforo e ferro é também uma das melhores fontes de Vitamina C .  O consumo de apenas 3 unidades por dia é suficiente para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto. Por suas características, é muito recomendada para combater gripes e resfriados

Ameixa

As mais conhecidas são: vermelha, amarela e a roxa (ou preta).Tem ação antiviral e antibacteriana. É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro.

Maça

Controle no ritmo intestinal e combate as afecções das vias respiratórias. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina. Tem também proteínas, sódio, enxofre, ferro, sílico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Com baixa quantidade de calorias, a maçã é rica em fibras solúveis.

Uva

Rica em carboidratos. Contém pró-antocianidinas (presente nas cascas e sementes), um antioxidante potente, adstringente com excelente ação cardiovascular. Tem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL) e auxiliam a circulação e previnem danos às artérias, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Morango

Diurético, anti-reumático, alcalinizante, reduz toxinas do fígado. Além disso, tem propriedades que facilitam a digestão e o bom funcionamento do intestino. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio. Muito indicado no tratamento da anemia. Fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio. Ainda é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a reduzir o colesterol.

Amora

É muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antisséticas, digestiva, anti hemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas que ajudam as células e o colágeno contra os radicais livres. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio e várias outras vitaminas.

Framboesa

Cheia de sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e fibras. A framboesa auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne diversos tipos de câncer e é rica em fibra.

Açaí

Fonte de fibras, lipídios, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular. Atualmente, é uma das frutas mais pesquisadas e seus benefícios validados cientificamente.

Fonte: Revista Caras

Voltar para a página anteior Ir para a página inicial